Atendimento: (34) 3842-2595 (34) 98802-0212

Guia de Serviços

O Departamento de Água e Esgoto de Monte Carmelo conta com um setor administrativo preparado e treinado para atender a população de nossa cidade.

Aqui você encontra informações sobre os serviços do DMAE:

1ª Ligação de Água e Esgoto

Para a execução deste serviço, entre em contato com o Setor de IPTU da Prefeitura Municipal de Monte Carmelo e solicite a CERTIDÃO PARA FINS DE LIGAÇÃO DE ÁGUA E ESGOTO.

Onde solicitar?

No Setor de Cadastro, na recepção do escritório central do DMAE.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 5 a 10 minutos.

Atenção! o prazo para liberação da ligação pelo setor de manutenção do DMAE é de até 48h.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Ligação de água........................R$131,13

Ligação de esgoto....................R$131,13

Hidrômetro.................................R$110,00

O pagamento deverá ser à vista.

Quais os documentos necessários?

O titular da CERTIDÃO deve apresentar os seguintes documentos (ORIGINAL E XÉROX):

Pessoa física: RG ou outro documento equivalente com foto e CPF;

Pessoa Jurídica: CNPJ, Inscrição Estadual e RG ou outro documento de identificação equivalente com foto do solicitante.

Atenção! Caso o solicitante não seja o responsável pela ligação, deverá apresentar RG ou documento de identificação equivalente com foto e procuração com firma reconhecida.

DOWNLOAD: Orientações Técnicas para Ligação de Água e Esgoto

Alteração de ligação de água e esgoto

Onde solicitar?

No Setor de Cadastro, na recepção do escritório central do DMAE.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 5 a 10 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Alteração de ligação de água........................R$131,13

Alteração de ligação de esgoto....................R$131,13

O pagamento deverá ser à vista.

Quais os documentos necessários?

Certidão para fins de ligação de água e esgoto emitida pelo Setor de IPTU da Prefeitura Municipal de Monte Carmelo, e os seguintes documentos (ORIGINAL E XÉROX):

Pessoa física: RG ou outro documento equivalente com foto e CPF;

Pessoa Jurídica: CNPJ, Inscrição Estadual e RG ou outro documento de identificação equivalente com foto do solicitante.

Atenção! Caso o solicitante não seja o responsável pela ligação, deverá apresentar RG ou documento de identificação equivalente com foto e procuração com firma reconhecida.

Religação de Água - em decorrência de supressão por débitos

Onde solicitar?

No Setor de atendimento, na recepção do escritório central do DMAE.

Atenção! Religação de água aproveitando as instalações já existentes, quando o fornecimento foi interrompido por débito.  É necessário o comparecimento do usuário à recepção da Autarquia, para solicitar o serviço e assinar o requerimento para esta finalidade, apresentando, também, a documentação pertinente ao ato.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 5 a 10 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

O valor do preço público de religação é de R$38,07, que poderá ser pago a vista ou lançado na próxima fatura.

Atenção! No caso de serviço de religação, é necessária a quitação de quaisquer débitos existentes.

Religação de Água - em decorrência de supressão a pedido do cliente

Onde Solicitar?

No Setor de atendimento, na recepção do escritório central do DMAE.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 5 a 10 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

O valor do preço público é de R$38,07, que deverá ser pago a vista.

Emissão de 2ª via da fatura

2ª via de conta de água e/ou esgoto.

Onde Solicitar?

No Setor de atendimento, na recepção do escritório central do DMAE;

Por meio de ligação telefônica para (34)3842-2595;

Pelo Whatsapp (34)98802-0212;

Pelo email: atendimento@dmae.montecarmelo.mg.gov.br.

Qual o prazo para atendimento?

No máximo 5 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Serviço gratuito

Histórico de Consumo

Histórico de consumo de água do imóvel.

Onde Solicitar?

No Setor de atendimento, na recepção do escritório central do DMAE;

Por meio de ligação telefônica para (34)3842-2595;

Pelo Whatsapp (34)98802-0212;

Pelo email: atendimento@dmae.montecarmelo.mg.gov.br.

Qual o prazo para atendimento?

No máximo 5 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Serviço gratuito

Conta com valor alto (conta alta)

Análise de conta com valor alto

Condições:

Possuir a leitura atual do medidor (hidrômetro) na data em que entrar em contato com o DMAE.

Verificar:

1) se o consumo informado na conta está realmente acima do consumo médio mensal;

2) se no campo "Discriminação" na sua conta consta a cobrança de algum serviço solicitado ao DMAE.

3) se há vazamento nas instalações internas (torneiras, vaso sanitário, etc.)

Onde solicitar?

No Setor de atendimento, na recepção do escritório central do DMAE.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 5 a 15 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Serviço gratuito.

Atenção! O usuário tem até 10 (dez) dias após o recebimento da conta para apresentar reclamações.

Parcelamento de Contas

Onde solicitar?

No Setor de atendimento, na recepção do escritório central do DMAE.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 10 a 20 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Serviço gratuito.

Atenção! a primeira parcela do PARCELAMENTO deverá ser paga na data em que for efetuado, as parcelas remanescentes vencerão a cada 30 dias.

Desligamento de água a pedido do cliente

Onde solicitar?

No Setor de atendimento, na recepção do escritório central do DMAE.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 05 a 10 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

O preço público de desligamento é R$38,07, que deverá ser pago a vista.

Quais os documentos necessários?

O desligamento é feito somente para o titular da ligação ou mediante procuração. 

Documentos (ORIGINAL E XÉROX):

Pessoa física: RG ou outro documento equivalente com foto e CPF;

Pessoa Jurídica: CNPJ, Inscrição Estadual e RG ou outro documento de identificação equivalente com foto do solicitante.

Atenção! o usuário é responsável pela guarda do hidrômetro enquanto o serviço permanecer desligado.

Atualização cadastral

Atualizar, corrigir ou complementar nome do usuário, dados para conta (telefone, email), nome da rua, número do imóvel

Onde solicitar?

No Setor de atendimento, na recepção do escritório central do DMAE.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 05 a 10 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Serviço Gratuito

Quais os documentos necessários?

Espelho do imóvel, emitido pelo Setor de IPTU da Prefeitura Municipal de Monte Carmelo.

Transferência de Titularidade 

Onde solicitar?

Exclusivamente no Setor de atendimento do DMAE - RECEPÇÃO

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 10 a 20 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Serviço gratuito.

Atenção! Não poderá constar débitos vencidos no imóvel.

Quais os documentos necessários?

Espelho do imóvel emitido pelo Setor de IPTU da Prefeitura Municipal de Monte Carmelo;

Escritura ou Contrato de compra e venda ou Contrato de locação;

Original e xerox do RG ou outro documento equivalente com foto e CPF;

Aquisição de novo hidrômetro para ligação já existente 

Onde solicitar?

No setor de atendimento, na recepção do escritório central do DMAE.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento é feito entre 5 a 10 minutos.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Hidrômetro de 1/2.....R$101,52

Hidrômetro de 3/4.....R$152,28

Pagamento à vista ou incluso na próxima fatura.

Quais os documentos necessários?

Conta de água e documentos pessoais (RG ou outro documento equivalente com foto e CPF).

Habite-se

Esse documento confirma que o imóvel foi construído seguindo as exigências legais estabelecidas pelo Município.

O profissional do DMAE emite o indeferimento ou o termo de aprovação.

O pedido de HABITE-SE é indeferido pelo DMAE quando as intalações não estão de acordo com as condições hidrossanitárias exigidas. Dessa forma, é necessário fazer as adequações e requerer uma nova vistoria até que as exigências para a habitação sejam cumpridas.

Onde solicitar?

Setor de cadastro, na Recepção do escritório central do DMAE.

Qual o prazo para atendimento?

O requerimento da vistoria é feita entre 5 a 10 minutos

Atenção! o profissional do DMAE tem até 2 dias para realizar a vistoria.

Quanto custa e qual a forma de pagamento?

Serviço Gratuito.

Quais os documentos necessários?

Requerimento de HABITE-SE apresentando pelo usuário.

Transferência de Hidrômetro

O hidrômetro, que é o instrumento legal para medição do consumo de água dos imóveis, deve-se localizar do lado de fora dos mesmos, local de fácil acesso dos servidores do DMAE, para a realização de todos os serviços pertinentes, tais como desligamento, corte, religação, e, principalmente leitura habitual do mesmo.

Caso o hidrômetro encontrar-se em local inapropriado, impossibilitando a realização dos serviços acima descritos, o consumidor deve-se dirigir à recepção do DMAE, e solicitar os procedimentos de mudança do mesmo, para evitar possíveis sanções.

Na recepção do Dmae Monte Carmelo, os consumidores/usuários contarão com um serviço de excelência e individualizado, para que o mesmo receba todas as informações dos procedimentos a serem realizados e a documentação a ser apresentada.